sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MILHO: ATRASO NO PLANTIO DA SAFRINHA EM MT

O plantio da segunda safra de milho em Mato Grosso atingiu nesta sexta-feira 1,2% da área de 1,77 milhão de hectares projetados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), extensão 9,3% menor que a cultivada em 2010. No mesmo período do ano passado o plantio atingia 11,8% da área. Este é o primeiro levantamento de cultivo de safrinha realizado pelo órgão neste ciclo e os dados confirmam a percepção de agentes do mercado a respeito do atraso na semeadura do grão.
Essa situação já era esperada, segundo Maria Amélia Tirloni, analista de grãos do Imea, pois o plantio da soja precoce ocorreu mais tarde, entre 15 e 20 de outubro do ano passado. Um ano antes, na safra 2009/2010, a semeadura concentrou-se em setembro.
Quanto à redução de área da safrinha, a analista afirmou que parte dos produtores optou pelo algodão em detrimento do milho, que tem se mostrado mais rentável mesmo com os preços sustentados do cereal. Maria Amélia explica que o ideal é que o plantio da segunda safra do grão seja feito até 20 de fevereiro. "Pode ser que os produtores se arrisquem e plantem depois disso, mas não sabemos se teremos chuva suficiente para plantar no intervalo indicado", disse a analista.
O Imea deverá apresentar uma nova estimativa para a segunda safra de milho na próxima semana, incluindo projeções de produtividade e produção. O instituto ainda trabalha com números projetados em dezembro, que preveem queda de 9,3% na área ocupada pelo milho no Estado na safrinha. Na safrinha 2010 foram produzidas 8,4 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas