sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SOJA-MT/COLHEITA AVANÇA FAVORECENDO ALGODÃO.

A chuva deu uma trégua nesta semana e a colheita da soja em Mato Grosso avançou para 2,8% da área semeada até ontem, contra 1,3% na semana anterior, de acordo com relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado hoje. Os trabalhos continuam bastante atrasados em relação à temporada passada, quando nesta época do ano 9,9% por área já tinha sido colhida, mas o avanço favoreceu o plantio do algodão.
A região mais adiantada na colheita da soja é a oeste do Estado, com 5,7% da área colhida, onde o destaque fica para o município de Sapezal, que já realizou os trabalhos em 8% da área estimada em 360 mil hectares. A segunda área mais adiantada é a sudeste, com 2,9% das lavouras colhidas. Segundo o Imea, as duas se destacam pois são regiões produtoras de algodão, cujo plantio da segunda safra começa assim que a soja é colhida.
A maior região produtora do Estado, médio-norte, colheu 2,4% de sua área prevista em 2,45 milhões de hectares. O norte colheu 2% da área, seguida do centro-sul com 1,5%, nordeste com 1,4% e noroeste com 1,3%. A área total de plantio no Estado é estimada pelo Imea em 6,2 milhões de hectares, com expectativa de produção de 18,7 milhões de toneladas.
Segundo Maria Amélia Tirloni, analista de grãos do Imea, o produtor vem aproveitando os intervalos nas chuvas para fazer as aplicações de dessecantes necessárias nas lavouras de soja e garantir a colheita, abrindo espaço para o plantio do algodão. O atraso nos trabalhos de colheita no Estado já era esperado, uma vez que o plantio foi retardado devido à estiagem na época."O produtor está se programando, quando a chuva dá uma folga ele desseca a soja para plantar algodão, que é a prioridade", disse ela, explicando que as previsões climáticas, entretanto, inspiram atenção, uma vez que a perspectiva é de chuvas por um bom tempo. "O que preocupa é que a chuva atrapalha a programação normal do produtor. Se está muito úmido ou literalmente chovendo, não há como fazer aplicações, mas há intervalos que estão permitindo o trabalho."
Com o avanço da colheita da soja, o plantio da safra 2010/11 de algodão também foi beneficiado e saltou de 71% na semana passada para 84% da área prevista em 595,2 mil hectares.
A região oeste, principal produtora com um total neste ano de 141,8 mil hectares, é a mais atrasada, com 67% da área plantada. O plantio na região sudeste, segunda maior produtora com 289,9 mil hectares, chegou a 85% da área. As únicas regiões que já encerraram os trabalhos são a noroeste e norte, as menores produtoras, que juntas respondem por 6.130 hectares.
"Principalmente na região sudeste, em Campo Verde e Primavera do Leste, tivemos dias bem ensolarados, e nesta semana o plantio correu bem", disse Maria Amélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas