terça-feira, 5 de outubro de 2010

GRÃOS/EUA: COLHEITA DE MILHO E SOJA AVANÇA RAPIDAMENTE

Os produtores do meio-oeste dos Estados Unidos estão colhendo rapidamente as safras de milho e soja, mas as atenções estão claramente se voltando mais para as lavouras de soja, segundo o relatório de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Enquanto isso, a colheita de trigo de primavera está terminando e o plantio de trigo de inverno evolui em ritmo avançado. O mercado vem se preocupando pouco com as condições da safra neste momento, especialmente no caso do milho, cuja maturação já chegou a 93%.
Soja
Cerca de 37% da safra de soja foi colhida até domingo, ante 14% no mesmo momento do ano passado e 28% na média em cinco anos. Traders esperavam que a evolução ficasse entre 37% e 42%. Em Illinois, 50% da safra foi colhida, ante média de 28%. Em Indiana, 63% da safra foi colhida, ante 22% de média. Iowa, por sua vez, removeu 38% da safra, perto da média de 37%. A colheita chegou a 29% das lavouras de soja de Minnesota, menos do que a média em cinco anos, de 36%, mas acima dos 23% observados há uma semana.
Os agricultores estão avançando muito, recuperando o tempo perdido com as chuvas que interromperam os trabalhos no campo, segundo o analista Jerry Gidel, da corretora North America Risk Management Services.
O USDA informou que 64% da safra de soja foi avaliada como boa a excelente, o que significa aumento de 1 ponto porcentual ante a semana anterior. A avaliação costuma cair nesta época do ano. Cerca de 88% da safra registrava queda de folhas até domingo, mais do que os 77% obtidos um ano atrás e acima da média de 85% nos últimos cinco anos.
Milho
O relatório do USDA informou que 37% da safra de milho foi colhida até domingo, ante 27% na semana passada e média de 21% para este momento do ano. Traders esperavam que a porcentagem ficasse entre 38% e 44%.
Segundo o analista Shawn McCambridge, da corretora Prudential Bache, declarou que a leve redução da expectativa de colheita não é um fator principal, já que muitos produtores passaram a colher soja. A soja é mais sensível a danos climáticos e mais suscetível a perdas no campo do que o milho, conforme McCambridge.
Entre os Estados que apresentam ritmo acelerado de colheita está Illinois, onde 74% da safra foi colhida, ente média de 31%. Indiana colheu 64% das lavouras, ante média de 18%. A colheita chegou a 19% da safra de milho de Iowa, enquanto a média é de 9%. O USDA afirmou que 93% da safra de milho alcançou maturidade, ante 54% no mesmo instante do ano passado e média de 79% nos últimos cinco anos.
Trigo
Aproximadamente 95% da safra de trigo de primavera foi colhida, ante 89% na semana passada, de acordo com o USDA. No mesmo momento do ano anterior, a colheita havia sido concluída em 97% dos campos, enquanto a média é de 99%.
Gidel explicou que a safra de trigo de primavera se aproxima do fim. O padrão de clima mais seco na última semana permitiu que os produtores avançassem 16 pontos porcentuais na colheita em Montana.
O USDA relatou que 53% da safra de trigo de inverno havia sido plantada até domingo, ante 53% um ano antes. A média em cinco anos para esta época é de 54%. Segundo McCambridge, os produtores americanos estão plantando a safra de inverno em ritmo acelerado, tirando proveito do clima mais seco.
O USDA afirmou que 22% da safra emergiu, ante 26% um ano atrás, enquanto a média é de 25%. O baixo nível de emergência não é uma preocupação neste momento, mas algumas áreas têm problemas de seca e precisam de chuvas para que a safra entre no período de dormência, segundo McCambridge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas