terça-feira, 5 de outubro de 2010

SAFRA 2010/11: AGRAFNP ELEVA ESTIMATIVA DA SOJA E REDUZ MILHO.

A consultoria AgraFNP elevou hoje a estimativa para a produção de soja e reduziu a projeção para a colheita de milho no Brasil na safra de verão 2010/11. Em seu terceiro levantamento para o período, a empresa fez pequenos ajustes na projeção de plantio nas áreas chamadas de nova fronteira da oleaginosa, compreendida por Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia (Mapitoba) e no Rio Grande do Sul, onde o grão deve avançar sobre áreas de milho.
A produção de soja foi prevista em 67,2 milhões de toneladas, aumento de 600 mil t (0,9%) sobre as 66,6 milhões de t de agosto. O volume, contudo, ainda é 2% menor que o da temporada anterior. A estimativa de área plantada subiu de 23,85 milhões para 23,96 milhões de hectares, extensão 2,1% maior que na safra 2009/10. De acordo com a AgraFNP, na safra anterior a produtividade da soja chegou perto de níveis recordes por causa do clima ideal. Já na temporada atual, o fenômeno La Niña, que provoca irregularidade nas chuvas durante a primavera e no verão, deverá levar a um rendimento menor.
De acordo com o analista da AgraFNP Aedson Pereira, o principal ajuste ante o levantamento anterior foi feito no Mapitoba, onde o plantio de soja deverá crescer 8% ante o ciclo anterior. "Essa região tem recebido muitos investimentos e é onde o plantio mais vai crescer no País", afirmou. Os quatro Estados deverão cultivar 2,4 milhões de hectares em 2010/11. Segundo ele, as vendas antecipadas estão aceleradas ali, o que denota a intenção de elevar o plantio. "Os produtores do Mapitoba já venderam 30% da produção. Na mesma época do ano passado, esse índice chegava a 15%", conta. Para Mato Grosso e Paraná, os dois maiores produtores nacionais, não houve ajustes relevantes. A consultoria fez pequenas reduções nas áreas de Goiás e Mato Grosso do Sul, por causa do avanço da cana.
Quanto ao milho, a consultoria revisou os números ligeiramente para baixo ante o levantamento anterior, e agora estima área de 7,1 milhões de hectares e produção de 28,7 milhões de toneladas na temporada de verão, reduções de 16% e 8%, respectivamente, ante 2009/10. Segundo Pereira, a recuperação dos preços do milho não veio a tempo de mudar a intenção de plantio, especialmente no Sul do País.
"Será o menor plantio de milho verão dos últimos anos", disse. A AgraFNP estima que no Rio Grande do Sul a área do grão deverá recuar 10%. "Embora o cereal seja prioritário no Estado por causa da demanda do setor de carnes e pela necessidade de rotatividade do solo, a soja será mais rentável nessa temporada", disse o analista.
Para o algodão a consultoria manteve a estimativa de área e produção em 1,07 milhão de hectares (+28% na comparação a safra anterior) e produção de 1,6 milhão de toneladas (+38%).
Conab - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga na próxima quinta-feira (7) a primeira estimativa de intenção de plantio da safra de grãos 2010/11. Ontem, a consultoria Céleres também diminuiu a estimativa de plantio de milho e elevou a de soja. Para o grão, a empresa previu 7,637 milhões de hectares e produção de 29,901 milhões de toneladas, queda de 5,9% e 7,9%, respectivamente ante a safra 2009/10. Para a soja, foram estimados 23,616 milhões de hectares e 69,096 milhões de toneladas, incrementos de 1,2% e 0,9% sobre o ciclo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas