terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CHINA/GRÃOS: PRODUTIVIDADE PREOCUPA E IMPORTAÇÃO É A SOLUÇÃO

O crescimento da produtividade no setor de grãos da China deve desacelerar nos próximos anos, e o milho é um "óbvio candidato" para o aumento das importações, informou o banco Standard Chartered em uma nota nesta terça-feira.
Mudanças na produção chinesa de grãos, mesmo em porcentuais pequenos, resultam em grandes alterações de volumes e valores no comércio global de alimentos. Embora variedades geneticamente modificadas possam aliviar um pouco da sensação de aperto na oferta, as importações ainda devem continuar sendo a solução para demanda por grãos da China. "Nós estamos preocupados com os grãos", disse Stephen Green, economista do Standard Chartered. "Tememos que serão prejudicados pela incapacidade de cultivar as terras rápido o suficiente com uma força de trabalho cada vez mais velha e uma escassez de água cada vez pior no norte da China."
O país insiste que mantém 120 milhões de hectares ou mais de terras aráveis, mas Green levantou dúvidas. "É provável que a extensão das áreas agrícolas continue em declínio, apesar das estatísticas oficiais", escreveu ele. Também é possível que a maior parte dos ganhos de produtividade provenientes do uso de fertilizantes já tenha sido registrada, acrescentou o economista.
No entanto, melhorias tecnologias, especialização, gastos do governo com pesquisa e uma liberdade maior para os produtores decidirem o que cultivar contribuíram com uma produtividade maior em algumas plantações, particularmente de vegetais e frutas, que requerem menos terras e trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas