sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SOJA/CHINA REALIZA LUCROS COM TEMOR DA POLÍTICA MONETÁRIA.

Os futuros da soja terminaram com forte queda na Bolsa de Commodities de Dalian, sucumbindo às vendas especulativas associadas a preocupações com medidas de aperto monetário e à firmeza do dólar. O contrato janeiro fechou com baixa de 1,2% nesta sexta-feira, cotado a 4.475 yuans por tonelada, após ter operado entre 4.423 e 4.510 yuans por tonelada (6,629 yuans = US$ 1).
A direção dos preços em Dalian depende principalmente do desempenho das cotações na Bolsa de Chicago mas preocupações com um possível aperto das políticas domésticas continuarão pressionando o mercado antes do Ano Novo Lunar, pico da temporada de consumo de óleos comestíveis, afirmou Yu Ruiguang, analista da Tianqi Futures, localizada em Heilongjiang. "O mercado é extremamente sensível a sinais de que o governo está apertando as políticas", disse ele, acrescentando que rumores sobre um aumento dos contratos futuros assustaram muitos investidores.
Traders e processadoras apostam em uma temporada agitada, e têm ampliado os preços dos óleos comestíveis no varejo e no atacado, mas tais elevações também aumentam o risco de uma resposta do governo na forma de restrições temporárias de preço ou instruções diretas de congelamento.
A China vendeu hoje 92% das 98.334 toneladas de óleo de canola oferecidas em um leilão das reservas estatais por um valor médio de 9.682 yuans por tonelada, alta de 4% na comparação com uma licitação similar feita em 21 de dezembro.

CHINA IMPORTA 216 MIL TONS DE ÓLEO DE PALMA.
A China importou em dezembro 216 mil toneladas de óleo de palma da Malásia, cerca de metade do volume adquirido em novembro, informou hoje o Centro Nacional de Informação de Óleos e Grãos do país (CNGOIC).
Embora o consumo do produto normalmente diminua no inverno, a produção malaia caiu em novembro e dezembro, enquanto a China comprou mais ofertas da Indonésia, maior produtor de óleo de palma do mundo.
De acordo com o CNGOIC, a Malásia vendeu 3,7 milhões de toneladas para China em 2010, quase 12% menos ante 2009. "Parece que menos óleo de palma foi importado [da Malásia] no segundo semestre [de 2010]", disse o centro.

CHINA PODE LEILOAR 300 MIL TONS DE ÓLEO DE SOJA P/ PROCESSADORAS.
A China pode em breve leiloar 300 mil toneladas de óleo de soja bruto para processadoras de grãos designadas, informou o Centro Nacional de Informação de Óleos e Grãos da China. O país busca conter os preços dos alimentos e tem interesse especial na forte alta do óleo de cozinha, especialmente antes do Ano Novo Lunar, pico da temporada de consumo.
Citando notícias não especificadas, o CNGOIC disse que o governo exigirá que o óleo de soja seja imediatamente distribuído no varejo depois do processamento. "A política para controlar o mercado de óleos comestíveis ainda está em andamento, e os preços podem ser corrigidos no curto prazo", afirmou o centro em um relatório, sem entrar em detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas