segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CLIMA/FRENTE FRIA PROVOCA CHUVA NO BRASIL.

A primeira semana de 2011 deve apresentar uma condição tropical com chuvas na maior parte do País, em virtude da atuação de uma frente fria sobre o litoral da Região Sudeste. Um sistema de baixa pressão no interior, que transporta a umidade da Amazônia até o Sul do Brasil, também contribui para a ocorrência de chuvas isoladas nos próximos dias. As informações são da Somar Meteorologia, em seu primeiro boletim semanal de 2011.
O sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury, comenta, no entanto, que a tendência para o mês de janeiro é de chuvas concentradas sobre as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, o que representa um padrão típico de verão.
Já para o Sul do Brasil, mesmo depois de dezembro ter sido relativamente chuvoso, por causa da presença do La Niña, a expectativa é de que as águas diminuam em janeiro, inclusive com o risco de alguns episódios de estiagens (12 a 15 dias sem chuva). No caso do sul do Rio Grande do Sul, que já enfrenta problema de seca desde outubro, mesmo com alguns episódios de chuvas nesta semana, a projeção é que o problema da falta de água se agrave ainda mais no decorrer deste mês.
2010 - De acordo com a Somar, o ano de 2010 termina com uma boa condição de umidade no solo em grande parte do País. As chuvas da última semana de dezembro se concentraram nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e o sul/oeste da Região Nordeste. O Sul do Brasil enfrentou um período de pouca chuva. As chuvas de dezembro, apesar de alguma irregularidade e má distribuição, de um modo geral representam uma condição satisfatória para o desenvolvimento das lavouras de verão, pastagens e recuperação hídrica. A exceção fica com o norte do Nordeste que vive a sua estação seca e o extremo sul do Rio Grande do Sul, que desde outubro enfrenta um período de escassez de chuva por causa do fenômeno La Niña.
Os índices de Água Disponível do Solo, no geral, mostram uma excelente condição de umidade do solo (acima de 90%) em grande parte do Brasil. Apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul e no norte do Nordeste do Brasil é que o solo apresenta condições críticas de umidade do solo (abaixo de 20%).
Argentina - A última semana de dezembro confirmou o padrão de poucas chuvas irregulares e mal distribuídas sobre o território argentino. Apenas no extremo norte e próximo da Cordilheira dos Andes, entre a províncias de Salta e até Mendoza, o acumulado de chuvas na semana foi um pouco melhor, variando entre 35 e 50 mm.
Segundo a Somar, a previsão para a primeira semana de 2011 é de alguns episódios de chuvas isoladas. Isso deve ocorrer por causa da passagem de uma frente fria, associada a sistema de baixa pressão, que transporta umidade da Amazônia até a região central da Argentina.
No entanto, mesmo com a previsão de chuvas para esta semana, em virtude da presença do La Niña, a tendência é de que janeiro continue com um padrão de pouca chuva, inclusive com alguns episódios de estiagens (12 a 15 dias), o que deve agravar o problema de falta de água em algumas regiões, mantendo o risco para o desenvolvimento e produção das lavouras de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas