terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

GRÃOS: BOLSA ARGENTINA PREOCUPADA COM PROTESTOS.

A bolsa de grãos de Rosário, um dos principais centros de negociação de commodities da Argentina, afirmou na segunda-feira que está "profundamente preocupada" com os protestos envolvendo milhares de trabalhadores em portos próximos.
Os sindicatos que bloqueiam o acesso a portos que operam uma parcela significativa dos grãos e produtos agrícolas da Argentina prometeram na segunda-feira manter a greve até que suas exigências salariais sejam atendidas.
Os protestos começaram na quarta-feira da semana passada, com a exigência de que os membros dos sindicatos recebam os mesmo piso salarial de 5 mil pesos (US$ 1.250) recentemente conquistado pelos trabalhadores de esmagadoras que produzem óleos comestíveis nos portos.
Um total de 18 portos e processadoras foram afetados pelos manifestantes, que trabalham em várias áreas, de transporte a serviços de alimentação, de acordo com o líder trabalhista Walter Cabrera.
"A preocupação se origina do sério prejuízo que esse conflito está provocando não apenas à atividade econômica na região, mas também ao país", disse a bolsa em comunicado. O prolongamento do protesto causará "danos irreparáveis" a produtores e a todos os participantes da indústria, completou."Vai também deteriorar a reputação da Argentina como um país exportador porque, se persistir, com certeza levará ao fracasso do cumprimento
de contratos de grãos e produtos relacionados", disse o comunicado.
A bolsa disse ainda que pediu a autoridades federais e da província que ajudem a acabar com o conflito.
Cerca de três quartos das exportações agrícolas da Argentina são embarcados a partir de portos nas cercanias da cidade de Rosário. Somente San Lorenzo, localizada 20 quilômetros ao norte de Rosário, tem 12 portos que trabalham com trigo, milho, soja, farelo de soja, óleo de soja e outros produtores relacionados.
A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja, e o terceiro maior do grão.
Janeiro é tradicionalmente um período de baixa atividade nos portos ao longo do rio Paraná, uma vez que os produtores encerraram apenas recentemente o plantio da soja e a colheita do girassol ainda encontra-se em estágio inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas