terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SOJA/CHINA SEGUE RALI DO PETRÓLEO E CBOT

Os futuros da soja terminaram com leve alta na Bolsa de Commodities de Dalian, motivadas pelo avanço do petróleo devido à turbulência política no Egito, que levantou temores de que a instabilidade no Oriente Médio pode interromper o abastecimento global. O mercado também foi influenciado pelo firme desempenho das cotações na Bolsa de Chicago em meio à forte demanda e à oferta apertada.
O contrato janeiro, o mais negociado, fechou com valorização de 0,5%, a 4.502 yuans por tonelada, no último dia de negociações antes do feriado do Ano Novo Lunar. A Bolsa de Commodities de Dalian ficará fechada entre 2 e 8 de fevereiro e reabrirá somente no dia 9.
Ontem, o preço do petróleo brent atingiu US$ 100 o barril pela primeira vez desde setembro de 2008 devido à possibilidade de os tumultos no Egito, que sucederam protestos em massa e a mudança de governo na Tunísia, causarem instabilidade nos principais países produtores da região ou o fechamento do canal de Suez. Richard Jones, vice-diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE) alertou na segunda-feira que a turbulência política no Norte da África e no Oriente Médio é a maior "incerteza" que paira sobre os mercados de petróleo.
Na China, o Ministério de Comércio elevou ontem a estimativa do volume de soja importado no mês passado de 3,4 milhões para 4,8 milhões de toneladas, sugerindo uma forte demanda interna. No entanto, as importações do produto em fevereiro podem recuar para 2,7 milhões de toneladas por causa do feriado do Ano Novo Lunar.
Enquanto os preços da soja importada continuam em alta, as processadoras locais devem desacelerar as compras, já que o controle do preço dos óleos comestíveis peço governo reduz as margens de lucros, informou a Western Futures em uma nota. Depois do feriado, pico da temporada de consumo, a demanda por óleos comestíveis deve entrar em um período sazonalmente fraco, acrescentou a firma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas