quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SAFRA 2010/11- MT - ÁREA DE ALGODÃO CRESCE 60% E SOJA 3,2%

O avanço sobre áreas de pastagens garantiu o aumento de 196 mil hectares (3,2%) na área plantada com soja na safra 2010/11 em Mato Grosso, estimada em 6,413 milhões de hectares no levantamento divulgado hoje pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). A expectativa em outubro do ano passado era de redução na área de soja em função do atraso das chuvas no início do plantio e da forte expansão do cultivo do algodão. O Imea, contudo, elevou sua projeção em dezembro e, de novo, em janeiro.
O diretor superintendente do Imea, Otávio Celidônio, observa que a soja cedeu 251,9 mil hectares para o algodão, que nesta safra terá o plantio recorde de 671 mil hectares, área 60% superior à cultivada no ciclo 2009/10. Segundo ele, se fosse levada em conta a perda para o algodão, a área de soja em Mato Grosso teria um aumento de 400 mil hectares nesta safra.
Celidônio explica que o aumento da área da soja se deve à alta de preços da oleaginosa e ao fato de os custos estarem relativamente baixos em relação à safra passada. Muitos produtores que já estavam com os insumos comprados aproveitaram os bons preços da soja para investir na conversão de pastagens para lavouras, diz ele.
Pelas estimativas do Imea, dos 26 milhões de hectares de pastagens existentes em Mato Grosso 9 milhões estão em solos aptos ao cultivo de lavouras. Celidônio afirma que a expansão da soja sobre áreas de pastagens só não foi maior porque "a conta de conversão está muito justa".
Segundo ele, se o preço da soja estivesse mais alto e o valor do arrendamento fosse maior, "com certeza haveria uma expansão maior da área de soja."
A previsão do Imea é de uma produção recorde de soja de 19,247 milhões de toneladas, com crescimento de 2,3% em relação as 18,8 milhões de toneladas colhidas na safra passada. Celidônio diz que o Imea está sendo conservador em sua estimativa, pois as primeiras lavouras colhidas estão com produtividades altas. Ele acredita que mesmo com a expectativa de chuvas para fevereiro, que podem atrapalhar a colheita, a produtividade deve ser manter acima de 50 sacas por hectare. O levantamento do Imea mostra que até a semana passada foram colhidos 2,8% da área estimada, ante 20% em igual período do ano passado. A diferença se deve ao atraso do plantio.
Algodão - As boas expectativas para o algodão, em função dos preços recordes da pluma, estão se confirmando em Mato Grosso. O Imea elevou mais uma vez sua estimativa de área plantada, que começou com a projeção de aumento de 27,6% em outubro, passando para 42% em novembro/dezembro, e 60% em janeiro. A área de algodão cresceu 89% em relação aos 355,6 mil hectares cultivados na safra 2008/09. O levantamento do Imea indica que 84% da área de algodão já foi cultivada até a semana passada, evidenciando o aumento do cultivo de primeira safra, iniciado em dezembro do ano passado.
Milho - O Imea manteve sua expectativa de redução na área plantada de milho, em virtude do atraso do plantio da soja. Celidônio afirma que a definição da área de milho será agora em fevereiro, pois haverá correria para a colheita da soja e plantio do cereal. No levantamento de janeiro, que prevê o plantio de 1,811 milhão de hectares, o Imea atenuou a expectativa de diminuição da área para 136 mil hectares, ante à redução de 182 mil hectares prevista em dezembro.
Celidônio diz que o Imea está sendo conservador em relação ao milho, pois o IBGE e a Conab prevêem 2 milhões de hectares. Ele diz que para atingir esta área muitos produtores terão que plantar fora do período ideal. Ele lembra que na safra passada os produtores que semearam o milho no início da janela de plantio colheram 100 sacas por hectare e quem semeou mais tarde colheu apenas 30 sacas por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas