terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SOJA/CHINA: DEMANDA POR GRÃO DOS EUA CONTINUA FORTE.

A redução das margens de lucro obtidas com o processamento de soja na China ainda não afetou as importações de ofertas norte-americanas, que atingiram 16,7 milhões de toneladas no período de outubro e janeiro, excedendo o volume total comprado nos quatro primeiros meses do ano comercial 2009/10, de 14,3 milhões de toneladas, informou a divisão de pesquisa do banco Standard Chartered em uma nota divulgada na segunda-feira.
A China importou um recorde de 54,8 milhões de toneladas em 2010, e o Ministério de Comércio do país elevou ontem a estimativa das importações da oleaginosa em janeiro para 4,8 milhões de toneladas. "Do lado da demanda, o consumo de soja [na China] não mostra qualquer sinal de enfraquecimento, embora o ritmo das exportações norte-americanas tenha desacelerado em relação ao início do ano comercial", escreveu o analista Abah Ofon.
A demanda chinesa deve impulsionar os preços globais da soja, especialmente desde que a produção argentina continua ameaça pelas condições climáticas. "Destacamos o fato de que produtividade da soja já foi prejudicada na Argentina e as chuvas apenas chegaram a tempo de conter mais perdas", disse Ofon. "Isso explica porque as projeções oficiais da produção continuam inalteradas e também estamos inclinados a permanecer conservadores com relação à safra de soja da Argentina."
A oferta do grão também é um problema no Brasil, onde chuvas acima da média podem atrasar a colheita da soja madura, informou o Standard Chartered. O banco projetou os preços globais da commodity em US$ 15,50 por bushel no segundo trimestre deste ano. Na Bolsa de Chicago o contrato março, de maior liquidez, fechou com alta de 15 centavos (1%) na segunda-feira, a US$ 14,13 por bushel.
Os futuros da oleaginosa na Bolsa de Commodities de Dalian avançaram 9% desde o início do ano comercial 2010/11, em 1º de outubro de 2010. Estados Unidos, Brasil e Argentina são os maiores produtores mundiais de soja, enquanto a China é o maior consumidor do grão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas