quarta-feira, 16 de março de 2011

GRÃOS/TREMOR NO JAPÃO PODE AUMENTAR A DEMANDA.

TREMOR NO JAPÃO PODE SER POSITIVO PARA SOJA E MILHO NO 2º E 3º TRI
O terremoto no Japão pode ser positivo para commodities como o milho e a soja no segundo e terceiro trimestre deste ano, afirmou Abah Ofon, analista de commodities do Standard Chartered Global Research. Segundo ele, uma quantidade maior de arroz pode ser destinada à alimentação, cabendo aos dois outros grãos suprir as necessidades dos segmentos de ração e combustíveis.
Na terça-feira, o contrato maio da soja fechou com queda de 70 cents na Bolsa de Chicago, menor nível desde o final de novembro. O mesmo vencimento do milho também encerrou no limite diário de queda, de 30 cents, despencando para US$ 6,36 por bushel, mínima em quase 10 semanas.
"Os mercados permaneceram relativamente parados depois do terremoto no Japão, mas sentimos que essa é a calmaria antes da tempestade", disse Ofon. "Nós esperamos que a demanda do Japão impulsione os preços agrícolas, particularmente os de grãos para ração, enquanto seguimos rumo ao segundo e ao terceiro trimestre."
Os estoques japoneses no final da temporada 2010/11 devem satisfazer uma demanda equivalente a 22 dias para o milho e sete dias para a soja, previu ele. As reservas de ambos os grãos devem apresentar a maior expansão, se as ofertas forem liberadas para atenuar a ansiedade do mercado e a escassez até que a logística se normalize, afirmou Ofon. Alguns dos portos já foram afetados pelo tsunami, acrescentou o analista.
"Nós recomendamos que os investidores assumam posições compradas no contrato julho da soja e no setembro do milho." O Japão é um importador líquido de alimentos, com necessidades de importação de 90% para o trigo e a soja e de 100% para o milho. O país é quase autossuficiente em arroz, mas a maioria das terras aráveis dedicadas ao cultivo na região nordeste também foram afetadas pelo desastres naturais, disse Ofon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas