segunda-feira, 14 de março de 2011

SOMAR/CLIMA: CHUVA PREJUDICA COLHEITA EM MATO GROSSO E GOIÁS.

As chuvas devem continuar concentradas no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil nesta segunda quinzena de março. De acordo com previsão da Somar Meteorologia, essa condição é desfavorável e prejudicial ao processo de colheita, especialmente em Mato Grosso e Goiás, onde a incidência de dias chuvosos e redução de brilho solar devem se dar por períodos maiores.
Em Mato Grosso do Sul, as chuvas devem continuar castigando o norte do Estado, enquanto no sul os volumes são mais fracos e predominam períodos de sol. Nas outras regiões, a previsão de chuvas deve ser intercalada com alguns períodos de sol.
A Somar explica que as frentes frias, associadas à umidade da Amazônia, permanecem sobre o litoral da Região Sudeste, favorecendo a ocorrência de chuva entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.
Já sobre as lavouras do Sul do Brasil, a previsão do tempo para as próximas duas semanas é de um período de pouca água, o que deve favorecer diretamente a colheita da soja no Paraná, informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury. Em contrapartida, a seca no sul do Rio Grande do Sul deve se agravar nas próximas semanas, prejudicando diretamente a lavoura de soja que ainda depende de água para fechamento de ciclo.
No norte do Nordeste, incluindo o sertão e o agreste, a previsão para segunda quinzena de março é de manutenção de bons volumes de água nas partes norte e oeste da região, incluindo principalmente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e oeste da Bahia.
A semana - As chuvas voltaram a se concentrar no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil na semana passada, conforme previsto anteriormente.
Os maiores volumes foram registrados sobre uma faixa que vai desde o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, sul de Mato Grosso até o norte de Mato Grosso do Sul.
Em Minas Gerais e no Espírito Santo, as chuvas de março interromperam um longo período seco entre o fim de janeiro e fevereiro, informa a Somar. Em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul as águas atrapalharam o processo de colheita.
Na Região Sul, a semana foi de chuvas fortes na faixa leste. Na regiões produtoras de soja do interior, porém, as águas deram uma trégua, se intercalando com alguns períodos de sol, o que permitiu o avanço da colheita, especialmente no Paraná.
Já no Norte e Nordeste do Brasil este início de março se mostra, em geral, bastante chuvoso, o que corresponde ao padrão médio para esta época do ano.
Os índices de água disponível no solo refletem esse padrão das chuvas observado em março, onde grande parte do País apresenta excelente condição de umidade do solo (maior do que 90%). Apenas o leste e nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas, continuam secos, no momento, além do extremo norte de Roraima, com índices de água no solo inferiores a 10%.
Argentina - O mês de março voltou a apresentar um padrão de poucas e irregulares chuvas nas principais regiões produtoras de soja da Argentina, incluindo o Pampa Úmido, depois de um fevereiro com alguns bons episódios de águas. Segundo a Somar, além do tempo seco, as altas temperaturas prejudicam ainda mais o desenvolvimento da lavoura de soja. Nas Províncias de Santa Fé, Entre Rios, La Pampa e Córdoba as lavouras do segundo plantio entram agora na fase de floração e enchimento de grão.
Na semana passada, os maiores volumes ficaram concentrados novamente no extremo norte do País e sobre a Província de Buenos Aires. De acordo com a Somar, a previsão para as próximas duas semanas não muda muito em relação ao observado na primeira quinzena de março, permanecendo com predominância de tempo seco. Nesse período, apenas a previsão da passagem de uma frente fria na última semana do mês é que deve provocar alguma chuva nas regiões produtoras.
O que muda um pouco daqui para frente é comportamento da temperatura, devendo se observar uma redução do forte calor, com as temperaturas da tarde, em geral, oscilando entre 25 e 35 graus. "Mais para o fim do mês já se pode esperar quedas mais acentuadas de temperatura, podendo alcançar menos de 10 graus durante a madrugada", conclui Etchichury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas