segunda-feira, 14 de março de 2011

SOJA/MT: CHUVAS CONTINUAM A DIFICULTAR O AVANÇO DA COLHEITA.

A continuidade das chuvas segue dificultando o avanço da colheita da soja em Mato Grosso. Com metade da área colhida e atraso de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, os produtores registram prejuízos por conta do excesso de chuvas.
Analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informam que os relatos de perdas aumentaram nas regiões oeste e sul do Estado.
O Imea informa que muitas cargas de soja colhidas nas últimas semanas estavam com umidade acima do adequado e houve casos pontuais de áreas que já não possuíam condições de serem colhidas em virtude dos danos provocados pelas chuvas. Analistas do instituto observaram que as áreas atingidas são de pequena expressividade ante a produção estadual.
O boletim climático da Somar Meteorologia para Mato Grosso aponta tendência de mais chuvas, com maior intensidade na região norte, onde devem superar 100 mm no acumulado durante a semana. Para Sorriso, situado na região do médio-norte, a previsão é de volume acumulado de 92 mm. Em Sapezal, dos 15 dias decorridos em março, choveu em nove.
Produtores consultados pela Agência Estado comentam que além do aumento do frete, provocado pela redução no fluxo de caminhões, que enfrentam longas filas para descarregar nos armazéns das tradings, outra preocupação é com a possibilidade de aumento das perdas da soja em ponto de colheita, por causa da continuidade das chuvas, e o risco da disseminação da ferrugem nas lavouras mais tardias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas